Cometa #Portugal Hoje
Um espetáculo no céu noturno: O cometa C/2023 E3 (ZTF)
Visível a olho nu, o cometa oferece uma vista deslumbrante
O cometa C/2023 E3 (ZTF) está atualmente visível a olho nu nos céus noturnos do Hemisfério Norte. O cometa foi descoberto em março de 2023 pelo Zwicky Transient Facility, um projeto de pesquisa de campo amplo no Observatório Palomar na Califórnia.
O cometa atingiu seu periélio, ou ponto mais próximo do Sol, em 12 de janeiro de 2023. Atualmente está se aproximando da Terra e fará sua aproximação mais próxima em 1º de fevereiro de 2023. O cometa será visível a olho nu por várias semanas antes e depois de sua aproximação mais próxima.
Características do Cometa C/2023 E3 (ZTF)
O Cometa C/2023 E3 (ZTF) é um cometa de longo período, o que significa que leva mais de 200 anos para completar uma órbita ao redor do Sol. O cometa tem um núcleo de cerca de 1 km de diâmetro e uma cauda que se estende por milhões de quilômetros.
A cauda do cometa é composta de gás e poeira que são ejetados do núcleo do cometa à medida que ele se aproxima do Sol. A cauda do cometa é visível a olho nu e pode ser vista estendendo-se do cometa em direção oposta ao Sol.
Como observar o Cometa C/2023 E3 (ZTF)
O Cometa C/2023 E3 (ZTF) é mais bem visto em céus escuros longe das luzes da cidade. O cometa é visível a olho nu, mas binóculos ou um telescópio fornecerão uma visão melhor.
Para localizar o cometa, use um aplicativo de astronomia ou um mapa estelar. O cometa está atualmente localizado na constelação de Camelopardalis. Ele se moverá para o norte nas próximas semanas e será visível na constelação de Auriga em 1º de fevereiro de 2023.
O espetáculo celeste
O Cometa C/2023 E3 (ZTF) é um espetáculo celeste raro e bonito. O cometa oferece uma oportunidade única de observar um objeto do espaço profundo a olho nu. Não perca a chance de testemunhar este evento astronômico extraordinário.
Komentar